A Prefeitura de São Lourenço do Sul e a Secretaria da Fazenda realizaram na manhã desta quarta-feira (28) uma audiência pública para apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019, que projeta o orçamento do Município para o próximo ano.

O orçamento 2019 é previsto em R$ 130.511.526,97 e foi apresentado pela servidora de carreira, contadora Noemi Moreira, que explicou a forma de sua construção, com base de dados de 2018 e projetando 2019. O próximo ano terá redução de gastos, pois não houve aumento de arrecadação no Município. Ao lado da secretária da Fazenda, Daiana Medeiros, o prefeito Rudinei Härter falou das dificuldades financeiras de São Lourenço do Sul, assim como dos demais municípios, o que motivou readequações de gastos para o próximo ano. Um dos motivos foi a não aprovação pela Câmara de Vereadores da Planta de Valores. “Não tivemos a compreensão dos vereadores sobre a necessidade de atualização da Planta de Valores, por isso não há aumento de arrecadação”, lamentou o prefeito, refletindo sobre o quanto isso poderia impactar nas contas públicas e possibilitar melhorias à comunidade em várias áreas e não cortes como ocorrerá. “Vamos continuar trabalhando com responsabilidade como sempre fizemos, apesar das dificuldades”, disse o prefeito.

O projeto da LOA ainda será enviado para a apreciação da Câmara de Vereadores. A audiência contou com presença de secretários, servidores municipais e representantes de instituições no salão do Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul).