São Lourenço do Sul sedia neste fim de semana, o 63º Rodeio de Poetas Crioulos, evento que reúne poetas de várias regiões do estado. A programação ocorre de sexta-feira (28) até domingo (30) no CTG Galpão da Peonada, parceiro do evento que é realizado pelo grupo Estância da Poesia Crioula com apoio da Prefeitura através da Coordenadoria Municipal de Cultura.

A programação iniciará com uma palestra sobre o chimarrão e segue no fim de semana com apresentações, tertúlias e muitas homenagens. Apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein e do Grupo de Danças Tradicionalistas Herança Farroupilha da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Rodolfo Bersch também estão na programação, assim como o Caldo Lourenciano e cerimônia ecumênica. No sábado, o destaque é para o show de Robledo Martins gratuito e aberto ao público, como toda a programação.

O evento costumeiramente é realizado em Porto Alegre, mas São Lourenço do Sul foi escolhida cidade sede para a edição 2019. “Este é mais um evento cultural que a municipalidade apoia através da Coordenadoria de Cultura com o intuito de valorizar a cultura tradicionalista e proporcionar momentos de lazer gratuitos à comunidade”, destaca a coordenadora de Cultura, Miriam Freitas.

 

Programação

28 de junho

18h – Palestra “Os mistérios ocultos do chimarrão”, com Wilson Tubino

29 de junho

14h – Abertura: Presidente da EPC poeta Ubirajara Anchieta

14h30 – Homenagem especial ao poeta Léo Ribeiro de Souza

15h – Apresentação Grupo de Danças Alemãs Sonnenschein

15h15 – Apresentação do Grupo de Danças Tradicionalistas Herança Farroupilha da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Rodolo Bersch

15h30 – Diplomações

– Prefeito Rudinei Härter

– Novo Sócio João Máximo Lopes, de Camaquã

– Sócio efetivo Darci Ignácio da Silva

– Poeta Adão Quevedo

– Poetisa Danci Ramos

16h – Espetáculo musical de Robledo Martins

17h – Tertúlia

18h – Encerramento

20h – Caldo Lourenciano

 

30 de junho

10h – Abertura com cerimônia ecumênica – Homenagem aos Poetas da Sesmaria do Infinito

10h15 – Homenagem ao Patrono Espiritual Poeta Sérgio de Laforet Padilha

11h15 – Tertúlia

12h – Almoço de encerramento