O problema pode ter afetado pagamentos realizados a partir do início de setembro

Proprietários de veículos que realizaram pagamentos nas lotéricas da Caixa, podem não ter o veículo corretamente licenciado. Devido a uma instabilidade no sistema informatizado do banco, as consultas por placa e Renavam não estão retornando com informações referentes às multas de trânsito exigíveis, mas apenas com valores relativos à taxa do DetranRS, IPVA e seguro DPVAT. O problema pode ter afetado pagamentos realizados a partir do início de setembro.

Como o sistema está deixando de relacionar eventuais multas de trânsito vencidas, sem saber que as possui, o cidadão pode ter a falsa sensação de ter quitado todos os débitos para o licenciamento do seu veículo, já que solicitou ao atendente o pagamento do valor total. Mas, somente será considerado licenciado o veículo que não possuir nenhuma pendência junto ao DetranRS, o que inclui a quitação das multas vencidas.

Não há previsão de prazo para a correção do sistema pela Caixa, por isso, o DetranRS alerta todos os proprietários de veículos para que consultem no site www.detran.rs.gov.br se existe alguma pendência para a efetivação do licenciamento e emissão do certificado anual (CRLV). Basta informar a placa e o Renavam.

Até que seja resolvido o problema de sistema nas lotéricas da Caixa, quem possui multas vencidas deve providenciar a quitação dos débitos de seu veículo em qualquer um dos outros bancos conveniados ao DetranRS: Banrisul, Banco do Brasil (para correntistas; não correntistas, nos Correios), Bradesco, Sicredi e Santander.