Na noite de segunda-feira (08) foi aprovada por unanimidade a Moção de Apoio e Solidariedade protocolada pelo vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) Ronei Schmalfuss, dirigida à Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil/RS 2018, com cópia para o Governador do Estado do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. É de conhecimento de toda sociedade gaúcha a precariedade na Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Sul. São inúmeros os municípios que sofrem com o baixo efetivo policial. Além dos inúmeros crimes que acontecem todos os dias, em todas as regiões, as noticias da migração do crime organizado para o interior do Estado, só trazem à tona a fragilidade dos nossos municípios, cujas populações clamam por mais segurança.

Há de se destacar que, quando se fala em Segurança Pública, pensamos automaticamente na Brigada Militar que, por desenvolver um trabalho extremamente importante de ostensividade, é a instituição que dá representatividade à Segurança diante à população, porém, o trabalho da Polícia Civil, ou Polícia Judiciária, é de igual importância para a manutenção da tranquilidade de nossas comunidades.

Recentemente foi realizado um concurso com 1200 vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão de Policia (600 para cada cargo). O certame recebeu mais de 40 mil inscritos, sendo que destes, somente 2.418 candidatos foram aprovados em todas as fases. Cumpre destacar que a defasagem atual do quadro de servidores das carreiras de Escrivão e Inspetor da Policia Civil é de quase 5 (cinco) mil agentes, correspondendo a um déficit aproximado de 50%, já que seriam necessários 9.600 policiais (Escrivães e Inspetores). Sendo assim, o chamamento de todos os aprovados não supriria o déficit atual, que é histórico e deve aumentar, tendo em vista a previsão de cerca de 700 aposentadorias este ano, mas já serviria para, ao menos, minimizar o prejuízo de que a sociedade vem sofrendo em decorrência do crescimento exponencial da criminalidade.

Por fim, solicito o apoio dos colegas vereadores para que possamos reivindicar a nomeação imediata dos aprovados no último concurso da Policia Civil, garantindo assim mais policiais para nossas cidades, porque só desta forma as instituições (Polícia Civil e Brigada Militar) que já vem atuando no máximo dos seus esforços e prestando serviços de qualidade, mesmo com poucos recursos (material e humano), poderão dar agilidade às demandas da população que tem o direito de sentir-se e estar protegida.