Tricolor ainda pode ser ultrapassado pelo Fortaleza, que joga nesta segunda, e encerrar rodada na 15ª colocação no Brasileirão

Há quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Grêmio já acende o sinal de alerta para a sequência da competição. No sábado, o Tricolor perdeu para o Flamengo por 3 a 1, com a equipe considerada reserva. Mesmo que considerado resultado normal pela direção, as declarações já sinalizam uma certa preocupação para que a equipe volte a vencer no Brasileirão.

A última vitória foi contra o Vasco, pelo placar de 2 a 1, há quase um mês, na 10ª rodada da competição. Depois, empatou com o Inter no clássico Gre-Nal, e empatou com CSA e Chapecoense, antes da derrota para o Flamengo.

Assim, o Grêmio encerrou a noite de domingo na 13ª colocação, com 17 pontos em 14 jogos. No entanto, ainda pode perder uma posição até o encerramento da rodada. Isso porque o Fortaleza, 15° no momento, encara o CSA, fora de casa, nesta segunda-feira. Caso vença, ultrapassa o Grêmio nos critérios de desempate.

O Tricolor encerrerá a rodada distante seis pontos do Cruzeiro, primeiro clube dentro do Z4. O G6, objetivo considerado como prioridade pelo clube nos últimos anos, está a sete pontos de distância do Corinthians. Com a sequência de resultados negativos, o G4, que dá a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, está mais longe: são 10 pontos separando o Tricolor do Atlético-MG.

Nas próximas cinco rodadas, antes do encerramento do primeiro turno, o Grêmio tem três compromissos em casa, e outros dois jogos longe de seus domínios.

A tabela do Grêmio até o fim do turno:

15ª rodada – 17/08, 21h

Grêmio x Palmeiras

16ª rodada – 24/08, 17h

Grêmio x Athletico-PR

17ª rodada – 31/08, 11h

São Paulo x Grêmio

18ª rodada – 08/09, 11h

Cruzeiro x Grêmio

19ª rodada – 15/09, 16h

Grêmio x Goiás