Campeonato começa nesta sexta e Xavante aposta no técnico Rogério Zimmermann para fazer boa campanha

A Série B do Brasileirão tem início nesta sexta-feira com a presença do único representante gaúcho em campo, o Brasil de Pelotas, que a partir das 19h15min, recebe o Red Bull Bragantino no Bento Freitas. O sistema de disputa é semelhante ao da Série A, com 20 participantes, em jogos de ida e volta e com pontos corridos. Os quatro primeiros sobem para a elite e os quatro últimos caem para a Série C – no ano passado o também gaúcho Juventude terminou na penúltima colocação e acabou sendo rebaixado.

Para a disputa da Série B, o Xavante, que fez um fraco Gauchão, escapando por pouco da queda à Segundona – ficou apenas na 10ª posição, nem conseguindo vaga para os mata-mata – trouxe de volta o técnico Rogério Zimmermann, em sua quarta passagem pelo clube. Na temporada passada, o Brasil ficou na 10ª posição da Série B, com 50 pontos. A meta do clube pelotense na competição é evitar o rebaixamento, ou seja, ficar no meio da tabela – um acesso à elite não é visto como economicamente viável para o Brasil.

O clube fez algumas contratações para a disputa da competição. Chegaram o lateral direito Ednei, que estava no Novo Hamburgo, o meia Marcinho, de 23 anos, que vem do Londrina, o meia Murilo Rangel, ex-Joinville, e o atacante Juba, que disputou o Gauchão pelo Veranópolis e agora está em sua segunda passagem pelo Xavante.

1ª rodada – sexta-feira, 26/4

19h15 – Operário-PR x América-MG, estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
19h15 – Brasil de Pelotas x Red Bull Bragantino, estádio Bento Freitas
21h30 – São Bento x Atlético-GO, estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba
21h30 – Sport x Oeste, estádio Ilha do Retiro, em Recife

Sábado, 27/4

16h30 – Botafogo-SP x Vitória, estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto
16h30 – Guarani x Figueirense, estádio Brinco de Ouro, em Campinas
16h30 – Criciúma x Cuiabá, estádio Heriberto Hülse
21h – Vila Nova x Paraná, estádio Olímpico, em Goiânia
16h – CRB x Londrina, estádio Rei Pelé, em Maceió

Segunda, 29/4
20h – Coritiba x Ponte Preta, no estádio Couto Pereira, em Curitiba