Nos últimos dois anos, o Turismo Rural vem em uma crescente em São Lourenço do Sul. Foram realizadas assessorias em turismo aos empreendedores que compõem o Caminho Pomerano visando a estruturação de produtos turísticos, ambientação de espaços, elaboração de materiais de promoção e desenvolvimento da cultura da cooperação. Foram elaborados Calendários de Eventos e foram revisados os planos estratégicos e de comercialização junto ao grupo de empreendedores da Associação Caminho dos Pomeranos.

Além do investimento realizado no setor através do trabalho do Sebrae, ocorreu o aumento de 50% no número de empresas no Caminho Pomerano. Foram criados “Sabores do Sítio”, “Plantas e Ervas Inez Klug” e “Memórias und Andenken” e realizadas reestruturação dos espaços da Casa das Cucas e Floricultura Blumen Haus.

Outros dois empreendimentos já estão em planejamento. O empreendimento de Turismo Rural, “Vinhedos da Fortaleza”, está com plano de ações para ser implementado ainda neste ano. Já o empreendimento Quilombola “Espaço Diversão na Fazenda” está com projeto de implantação em andamento.

Fazem parte do Caminho Pomerano a Casa da Schimier, Família Klasen, Plantas e Ervas Inez Klug, Memórias und Andenken, Casa das Cucas, Heiden Haus, Museu Casa Hartmeister, Blumen Haus e Sabores do Sítio. Para visitar os empreendimentos basta agendar sua visita diretamente com os empreendimentos ou com agências de turismo locais.