São Lourenço do Sul chega aos 135 anos no dia 26 de abril e, para comemorar a data, uma ampla programação de eventos culturais e esportivos será desenvolvida na Semana do Município. A abertura oficial da programação será na próxima segunda-feira (22).

A programação esportiva em vôlei de quadra e praia, futevôlei, sinuca, basquete de rua, bocha e passeio ciclístico. Uma novidade é a 1ª Copa Pérola da Lagoa de Vídeo Game que terá 32 competidores no PES 2019. Para quem aprecia fotografia, a mostra “Meu amor por São Lourenço através da lente” apresentará trabalhos de fotógrafos profissionais no saguão do Banco do Brasil. A instituição financeira realiza nos dias 24 e 25, a Feira Lourenciana de Agronegócio, com grande participação de empresas do ramo e condições especiais para os produtores, em frente à praça Dedê Serpa.

A programação cultural tem visitação ao museu e a biblioteca e o Sarau Poético e Musical que mesclará música e poesia, com apresentações da Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara e do Coral dos Aposentados da UFPEL, por exemplo. No evento também será lançado o concurso literário “Minha Terra, Minhas Memórias”. Já as escolas do Município participam do Seminário #eumoroaqui, com apresentações de trabalhos tanto das séries iniciais, quanto finais. Um dos destaques da programação é o Festimúsica que está sendo retomado para a 5ª edição após mais de duas décadas sem realização. Serão 18 apresentações concorrentes, encerrando com show da banda Doctor Dog.

A programação comemorativa aos 135 anos de São Lourenço do Sul é uma realização da Prefeitura através de várias secretarias e coordenadorias, em parceira com instituições do município.

Programação

20 de abril

8h – Torneio de Vôlei de Praia Feminino (Arena Paredão)

21 de abril

8h – Torneio de Vôlei de Praia Masculino (Arena Paredão)

22 de abril

10h – Abertura oficial em comemoração aos 135 anos de Emancipação Política em frente à Prefeitura Municipal. Execução dos hinos Nacional, Riograndense e Municipal e hasteamento das bandeiras (em frente à Prefeitura)

22 de abril

Início da Copa SLS 135 de Bocha Duplas (Grêmio Esportivo Lourenciano)

Início da Copa SLS 135 de Sinuca Individual (Grêmio Esportivo Lourenciano)

22 a 26 de abril

9h às 14h – Visitação guiada no Museu Municipal (com agendamento prévio);

22 a 30 de abril

Mostra fotográfica com imagens de fotógrafos profissionais de São Lourenço – Tema: “Meu amor por São Lourenço através das lentes” (Banco do Brasil)

22 a 26 de abril

Visitação à Biblioteca Pública pelas escolinhas infantis com contação de histórias (com agendamento prévio)

24 e 25 de abril

Das 8h às 20h – 3ª Feira Lourenciana de Agronegócio (rua Marechal Floriano, em frente à praça Dedê Serpa)

25 de abril

18h30 – Sarau Poético e Musical (em frente à Coordenadoria de Cultura)

18h30 – Lançamento Concurso Literário (poesia, contos e crônicas) – “Minha Terra, Minhas Memórias” – com tema para retratar o amor por São Lourenço do Sul (em frente ao prédio da Coordenadoria de Cultura)

26 de abril

8h – Seminário Estudantil #eumoroaqui (Grêmio Esportivo Lourenciano)

14h – 1ª Copa Pérola da Lagoa de Vídeo Game (praça Dedê Serpa)

27 de abril

8h – Torneio de Vôlei de Praia Juvenil (Arena Paredão)

9h – Copa SLS 135 de Futebol de Mesa (praça Dedê Serpa)

14h – Festimúsica (praça Dedê Serpa)

14h – Exposição das artistas plásticas de São Lourenço do Sul (praça Dedê Serpa)

14h – Torneio de Basquete de Rua (praça Dedê Serpa)

14h – Passeio Ciclístico (saída praça Dedê Serpa)

28 de abril

8h – Torneio de Futevôlei (Arena Paredão)

04 e 05 de maio

Torneio de Vôlei Masculino e Feminino (AABB)