Ocorreu na data de 15 de maio de 19, quarta-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Antônio de Abreu Moraes o primeiro encontro do Projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiro Militar do RS, iniciativa do 3º Batalhão de Bombeiro Militar – 2º Pelotão de Bombeiro Militar de SLS, com o apoio da Prefeitura Municipal, Supermercados Jepsen e Guanabara, Unisoy, Expresso Embaixador, Refinaria de Petróleo Rio Grandense, Sagres, Posto SIM e UNIMED.

No encontro estavam presentes os Bombeiros Militares coordenadores do Projeto Bombeiro Mirim, o Prefeito Rudinei Harter, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto Cristiane Hax, a Diretora e Vice-Diretora da EMEF Luís Antônio de Abreu Moraes Adelaide Jeske e Josiele Peters, a Diretora da EMEF Profª Izolina Passos Raquel Quevedo, pais e alunos envolvidos no projeto.

Na oportunidade o Prefeito salientou a importância destes projetos sociais, pois desde o início desta gestão havia a intenção de proporcionar junto às crianças e adolescentes momentos como estes de troca de conhecimentos e cultura. A Secretária de Educação entre outras questões mencionou a importância da interação entre os bairros, das diferentes escolas.

O projeto tem como objetivo geral difundir e estimular a prevenção de incêndio e acidentes. Parte do entendimento de que, em se tratando de desastres, a vulnerabilidade dos indivíduos está relacionada à capacidade, entre outros fatores, da percepção de riscos, atuando preventivamente ou reativamente sobre eles. É uma proposta pedagógica voltada para crianças com o propósito de instrumentá-los para uma cidadania responsável em relação à prevenção de incêndio e acidentes, direcionado preferencialmente a comunidades carentes ou em situação de vulnerabilidade social, reconhecendo que as crianças destas áreas sofrem as conseqüências de uma realidade com situações complexas e de difícil solução.

Este ano três Escolas públicas foram contempladas com o projeto, são elas, EMEF Luís Antônio de Abreu Moraes, EMEF Profª Izolina Passos e EEEF Vicente Di Tolla.

Os encontros serão realizados na EMEF Luís Antônio de Abreu Moraes aos sábados.