Próximas madrugadas podem ser geladas, com primeiras mínimas negativas do ano

Uma frente fria traz nuvens e chuva para Centro, Norte e Leste gaúcho na primeira metade desta quarta-feira. No Oeste e parte do Sul, o sol aparece já de manhã. À tarde, o tempo melhora em grande parte da Metade Norte e só áreas próximas de Santa Catarina devem ter instabilidade.

Porto Alegre tem chance de chuva na primeira metade do dia, mas o sol aparece à tarde. Em alguns locais, a frente pode chegar com chuva forte de curta duração e ainda rajadas de vento. Ar frio traz um dia ameno. Máximas no início do dia e mínimas à noite. Vento moderado a forte na Metade Sul e na faixa Leste do Estado.

As mínimas rondam os 8°C em São José dos Ausentes e os 9°C em Cruz Alta. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Santa Cruz do Sul e 22°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 20°C.

Com o ar frio e um centro de alta pressão atuando sobre o Sul, as próximas madrugadas vão ser frias com mínimas de um dígito em praticamente todas as localidades gaúchas e que podem ficar ao redor de 0ºC nas partes mais altas do Estado.

São Lourenço do Sul tem temperaturas entre 10ºC e 18ºC.

Não se pode descartar que ocorra a primeira mínima negativa de 2019. Com a temperatura muito baixa na madrugada, a tendência é de geada em algumas regiões como áreas mais altas da Metade Norte e na Campanha. Essa incursão fria é de curta duração e se espera o retorno da temperatura elevada com calor em pleno inverno climático durante o fim de semana e no começo da semana que vem.