Máximas podem superar os 27°C em alguns pontos

Bloqueio atmosférico garante outro dia de tempo firme e temperatura acima da média para esta época do ano em grande parte do Rio Grande do Sul. O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade, principalmente na primeira metade do dia.

O tempo seguirá instável com períodos de chuva em cidades do Sul e da fronteira com o Uruguai. A manhã terá temperatura agradável com neblina isolada ao amanhecer em diferentes áreas. A tarde será novamente de marcas elevadas para o mês de junho.

As mínimas rondam os 6°C em São José dos Ausentes e os 13°C em Cruz Alta. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 26°C.

Se depender da atmosfera, como antecipava a MetSul, os dias desta semana mais lembram a transição do verão para o outono e em nada o inverno. A temperatura máxima em Teutônia, no Vale do Taquari, chegou a 28,2ºC. Por sua vez, a Grande Porto Alegre foi a 27ºC.

A Capital anotou máxima na casa dos 26ºC. E a média máxima histórica de junho na cidade é de 19ºC. Assim, a máxima de segunda-feira na cidade ficou 7ºC acima da normal climatológica de junho. Ao mesmo tempo, parte do Sul e do Oeste registrava chuva em diversos pontos.

São Lourenço do Sul tem temperaturas entre 16ºC e 25ºC. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Esse cenário de chuva no Oeste e no Sul, inclusive forte e com risco de granizo isolado em alguns locais vai se manter no restante da semana com a manutenção do tempo predominantemente firme e quente durante o dia na Metade Norte.