Clima, no entanto, terá vida curta em solo gaúcho, mesmo com o começo da estação mais gelada do ano

Os últimos dias no Rio Grande do Sul têm sido marcados pelo abafamento e pelo calor. No entanto, conforme a MetSul Meteorologia, a partir de quarta-feira um “frio típico de inverno” chegará ao Estado e permanecerá até a próxima sexta. São esperadas temperaturas bem baixas nas noites e madrugadas, tudo por conta da presença de uma massa de ar gelado.

O clima gélido, contudo, vai embora pouco antes do final de semana, período em que as temperaturas retornarão para os números acima do normal. Ainda que o tempo tenha apresentado sensação de abafamento em dias anteriores, não há previsão de chuva forte. É possível que ocorra na quarta-feira alguma precipitação irregular e mal distribuída em algumas regiões do Estado.

O inverno começa oficialmente na próxima sexta, mas as temperaturas seguirão acima do normal para a época. Hoje, as cidades de São Miguel, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Alegrete devem se aproximar dos 29ºC. Em Porto Alegre, a temperatura vai variar entre 16ºC e 26ºC.

Bloqueio atmosférico

Tanto calor fora de época decorreu do bloqueio atmosférico que já faz uma semana traz temperatura muito acima dos padrões históricos para o Rio Grande do Sul. Esse bloqueio mantém a instabilidade retida no Prata com tempestades e chuva excessiva.