O fenômeno El Niño vem influenciando o clima no Brasil desde o verão de 2019 e sua influência ainda será sentida nos meses de inverno. A estação começa oficialmente no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, às 12h54, pelo horário de Brasília.

Um dos efeitos do El Niño, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil.

Durante o inverno de 2019, quase todas as ondas de frio vão ser desviadas para o oceano. Com poucas incursões de ar frio pelo interior do Rio Grande do Sul, o inverno de 2019 terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. O que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias.

Esse “calor”, com dias mais quentes, ou menos frios do que normalmente se teria na estação deve ser sentido na maior parte do inverno no estado.

Geada

É justamente o frio de julho que tem potencial para provocar geada no estado do RS.

O risco de geada forte é considerado apenas para áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e para o sul do Paraná.

Temperatura em agosto e em setembro

Os meses de agosto e setembro devem ser com pouco frio ou quase sem resfriamento intenso. A previsão é de que os dois meses transcorram com dias com tardes relativamente quentes e frio ameno à noite.

Chuva do inverno de 2019

A chuva do inverno em áreas do estado, depende basicamente da passagem das frentes frias. Mas com a influência do El Niño no inverno de 2019, as frentes frias terão dificuldade em avançar pelas cidades do RS.

Confira como será o inverno 2019

O inverno começa úmido na maior parte do estado. A existência do El Niño, mesmo que fraco, contribui para ocorrência de áreas de instabilidade frequentes no mês de julho. As condições para chuva diminuem em agosto e a chuva será menos frequente. Este mês deve terminar com chuva abaixo da média. Em setembro, a chuva retorna sobre o RS e voltam os temporais.