A vacinação contra a gripe que começou no dia 10 de abril já imunizou 2.572 pessoas dos grupos prioritários em São Lourenço do Sul. Isso representa 23,03% do público alvo local, definido pelo Ministério da Saúde. Os números dizem respeito as duas primeiras semanas, ou seja, até a quinta-feira (18).

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. No entanto, a Secretaria da Saúde informa que nas manhãs de segundas-feiras a vacinação pode iniciar um pouco mais tarde, pois todas as doses precisam ser distribuídas para as unidades. As vacinas ficam armazenadas na Secretaria no fim de semana por segurança na refrigeração.

A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio e terá o Dia D da vacinação no sábado (04 de maio), quando os postos de saúde estarão abertos para receber as pessoas que estão nos grupos prioritários. É importante portar a carteira de vacinação.

Quem deve se vacinar

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

– Gestantes (em qualquer tempo gestacional)

– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

– Pessoas com 60 anos ou mais

– Povos indígenas aldeados

– Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

– Professores de escolas públicas e privadas

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*

*Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.